Comprar um carro usado na Nova Zelandia

Hodômetros desonestos, carros da Nova Zelândia e de Importação

Os carros usados ​​na Nova Zelândia se dividem em duas categorias – Importações e novos para a Nova Zelândia.


Os carros “New Zealand New” são veículos que foram originalmente vendidos como novos na Nova Zelândia. Seus hodômetros foram verificados regularmente na Nova Zelândia e as leituras anuais podem ser encontradas no VIR ou AA ou Lemon check do veículo.


Além dos carros “New Zealand New”, existem importações. A maioria das importações é comprada em leilões no Japão e trazida para a Nova Zelândia por revendedores de automóveis. As leituras do hodômetro nas importações não podem ser verificadas usando um VIR /Lemoncheck e devem ser tratadas com cautela. Alguns revendedores de automóveis garantem as leituras do hodômetro de suas importações. Existem penalidades duras para os revendedores que garantem hodômetros falsificados. Os revendedores de automóveis têm a obrigação legal de explicar a leitura do hodômetro quando você compra um carro.



Você descobrirá que as leituras do hodômetro em muitos carros japoneses são mais baixas do que você esperaria de veículos em outros países. Nas principais cidades do Japão, o uso do carro é muito restrito – muitas pessoas se deslocam usando transporte público – e os carros são usados ​​com menos frequência do que em outros lugares.

Se o veículo que você deseja comprar for importado do Japão, certifique-se de que o revendedor/vendedor ressintonizou o rádio para as frequências de transmissão da Nova Zelândia. Se isso não tiver sido feito, você descobrirá que não poderá ouvir algumas estações de rádio na Nova Zelândia.

Seja qual for a origem do carro novo, certifique-se de obter duas cópias da chave transponder – esta é a chave eletrônica que opera o travamento central e desliga o alarme do carro se for acionado.

A grande maioria dos carros modernos usa chaves transponder.

Se o revendedor puder fornecer apenas uma chave de transponder, duplicatas (são obrigatórias!) custam NZ$ 100 – $ 200. Faça com que o revendedor faça uma duplicata sem nenhum custo para você antes de concordar em comprar um carro.


O que está disponível?

Muitos dos veículos que você conhece em seu próprio país também estarão disponíveis na Nova Zelândia. Vários carros americanos não estão disponíveis porque os carros na Nova Zelândia são conduzidos no lado esquerdo da estrada – como Austrália, Reino Unido e Japão.


Os modelos japoneses e (em menor grau) britânicos/europeus e australianos predominam no mercado de carros usados ​​da Nova Zelândia.


Os imigrantes geralmente descobrem que um carro disponível em seus mercados de origem está disponível na Nova Zelândia com um nome diferente. Por exemplo, o Toyota 4Runner americano/australiano é chamado de Toyota Hilux Surf na Nova Zelândia.

Onde comprar um carro usado na Nova Zelândia?

Carros usados ​​para venda podem ser encontrados na Internet em autotrader.co.nz e trademe.co.nz.

Trademe é um site de leilões (é o equivalente neozelandês do ebay). A maioria dos carros à venda no Trademe são oferecidos por revendedores de carros usados ​​a um preço fixo. Alguns carros são leiloados ou oferecidos a preços fixos por vendedores particulares.


Você também pode comprar carros usados ​​em leilões na Nova Zelândia, os maiores dos quais são realizados pela Turners. Buscar por carros específicos aqui é bastante útil porque a Turners faz estimativas do preço pelo qual cada carro será vendido.

Seja lá de quem você está comprando, você pode levar um mecânico para inspecionar em seu nome ou providenciar para que o veículo seja inspecionado em um centro de testes AA https://www.aa.co.nz/cars/buying-a-car/car-buying-guide/pre-purchase-vehicle-inspections/ antes de entregar seu dinheiro.



Verificando o histórico de um carro usado

Você pode conferir o histórico de carros usados ​​comprando um VIR (NZ$30) ou um AA Lemoncheck (NZ$25). Essas verificações permitem que você verifique o histórico do hodômetro e descubra se a pessoa que vende o carro é o proprietário real. Você também pode descobrir se o vendedor tem um financiamento pendente sobre o veículo. Isso é especialmente importante se você estiver comprando de um vendedor particular e não de um revendedor credenciado. Se houver financiamento pendente em um veículo, a empresa financeira permanecerá a proprietária legal do veículo até que o empréstimo seja pago. Certifique-se de executar a verificação no mesmo dia da compra do veículo.



Garantia – Alguma garantia?

Todos os carros vendidos por revendedores licenciados de veículos motorizados (LMVD) na Nova Zelândia são cobertos pela lei de garantias ao consumidor para veículos motorizados.

Você deve ler isso na integra, mas basicamente diz que, se o carro não fizer o razoável que um consumidor esperaria, você tem direito a um reembolso total em dinheiro.


Os veículos vendidos por revendedores devem ser:

• adequado para os fins de uso pessoal ou profissional - por exemplo, veículos de tração nas 4 rodas deve ser adequada para viagens fora de estrada



• aceitável em acabamento e aparência - por exemplo, um veículo novo deve estar livre de arranhões ou ter a descrição dos pequenos defeitos. Você aceita ou não.

• livre de pequenos defeitos - por exemplo, o relógio do painel deve estar funcional

• seguro

• durável - ou seja, o veículo pode ser usado para seus fins normais por um tempo razoável após a compra

Existe um teste para decidir se os produtos atendem à qualidade aceitável. É chamado de teste do “consumidor razoável”:


“O consumidor razoável acharia o veículo aceitável?” levando em conta:

• a natureza do veículo - por exemplo, novo ou usado, o tipo de veículo

• o preço pago

• qualquer informação sobre o veículo (incluindo detalhes do veículo no Aviso de Informações do Fornecedor)

• qualquer declaração que o revendedor tenha feito sobre o veículo


Além da garantia legal, alguns revendedores também oferecem aos compradores uma garantia mecânica adicional de 3 meses / 5.000 quilômetros – se não for oferecida, solicite que ela seja incluída no preço de venda.

Diferentes níveis de proteção são oferecidos por lei, dependendo de quem você compra o veículo e do uso pretendido para o veículo. Esses níveis de proteção e conselhos adicionais são descritos aqui pelo Departamento de Assuntos do Consumidor sobre a compra de veículos.


A Papelada - Registro, Garantia de Aptidão (WOF)

Quando você compra um carro na Nova Zelândia, você e o vendedor são obrigados por lei a notificar a NZ Transport Agency sobre a mudança de propriedade no prazo de sete dias após a venda.


Se você comprar um carro de um revendedor, ele poderá concluir parte ou todo o processo de mudança de propriedade em seu nome. Se eles estão fazendo a papelada para você, verifique com eles se eles realmente fizeram isso.

Um mandado de aptidão (certificado de inspeção de segurança) é um requisito legal para veículos na Nova Zelândia.


• Veículos registrados pela primeira vez há menos de seis anos devem ter uma inspeção WOF anual.

• Todos os outros veículos devem renovar seu WOF a cada seis meses.

Todos os carros à venda devem ter um WOF recém-emitido (emitido no último mês). Os compradores podem insistir que o WOF tenha menos de um mês.

Mais informações estão disponíveis na NZ Transport Agency



Negociando o preço – comprando mais barato

Pessoas com boas habilidades de negociação conseguirão um acordo melhor do que pessoas que não se preocupam em negociar a compra de seu carro.

Muitas vezes, você poderá negociar dez por cento de desconto no preço de carros usados ​​​​com revendedores - mas se você pesquisou o mercado cuidadosamente, descobrirá que esses revendedores muitas vezes inflaram seus preços esperando, em última análise, dar o desconto.


A pesquisa sólida é a chave para conhecer os preços e também é a base de uma negociação eficaz.

A chave final para empurrar um revendedor para o melhor preço que ele lhe dará é se afastar de uma negociação, dizendo que você pensará nas coisas e poderá voltar outra hora.


Os revendedores de carros sabem que você pode muito bem não voltar e muitos vão baixar o preço (se eles tiverem algum espaço para) se acharem que você está realmente indo embora.

Espero que este post tenha ajudado você em alguma maneira.


Quer saber mais sobre qualquer assunto na NZ? Mande sua sugestão de curiosidade.




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo